
Se os acontecimentos são imutáveis, a interpretação e o julgamento da História não. Que o diga o jornalista paraense Laurentino Gomes, que, após dez anos de pesquisa, nos brinda com 1808, livro-reportagem que tem a singela proposta de descrever, contar o que aconteceu aqui há duzentos anos.
Ao contrário da linguagem acadêmica dos livros de História, é uma narrativa leve e bem humorada do Brasil do início do século 19, quando por aqui aportaram D. João VI, Carlota Joaquina, a rainha D. Maria e o infante D. Pedro I, devidamente acompanhados da corte lusitana.
Após dez anos de investigação jornalística, um dos propósitos de Laurentino é tornar mais acessível este episódio da história brasileira aos que se interessam pelo passado, mas não têm tempo ou vontade de decifrar publicações antigas e rebuscadas.
Apesar do livro não ter a pretensão de ser acadêmico, o trabalho de pesquisa foi árduo, com informações baseadas em relatos e documentos históricos devidamente apurados e checados. O autor também se preocupou em facilitar a leitura e compreensão e teve o cuidado em editar e adaptar às regras atuais da língua portuguesa todos os textos de cartas, documentos e registros pessoais da época.
Vale conferir!
Ed. Planeta - 3ª edição 2007 - Nº páginas: 366