quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Revista digital sem complicações

Há quem diga que os impressos estão com os dias contados. Se depender da indústria tecnológica, a contagem já terminou. Ainda há muitos que preferem a leitura tradicional, porém, já faz algum tempo que revistas, jornais e livros têm seu conteúdo disponível online. Estamos na era da interação Homem-máquina.
Enquanto os usuários estão fascinados, as editoras empreendem uma corrida alucinante para acompanhar as inovações que surgem a cada instante. Foi pensando nisso que Jean Frédéric Pluvinage, estudante do último ano de Jornalismo do Ceunsp, em parceria com Ricardo Minoru Horie trouxeram para o mercado o livro “Revistas digitais para iPad e outros tablets – Arte-finalização, Geração e Distribuição”. Lançada pela editora Bytes & Types, a publicação utiliza o InDesign CS5.5 como principal ferramenta e explica em detalhes os procedimentos para que profissionais de diagramação de produtos editoriais dos mais variados segmentos possam produzir revistas digitais no formato Folio (folhas dobradas uma vez ao meio, originando quatro páginas em cada uma). O conteúdo poderá ser visualizado em tablets como o iPad, Galaxy Tab, Xoom, entre dezenas de opções.
O mundo digital oferece infinitas possibilidades, mas render-se ao mundo fantástico da tecnologia requer conhecimento e paciência. Não basta ter a ferramenta, é preciso saber como utilizá-la, e muito bem. De acordo com Jean, “adaptar uma revista impressa para a linguagem do tablet envolve a transposição de uma narrativa linear para uma narrativa digital, sem perder a identidade editorial e gráfica da publicação”. Ele explica que essa narrativa deve instigar o leitor a explorar um conteúdo oculto. “É o prazer de descobrir os níveis de profundidade da revista agregado ao conhecimento e informação que o leitor busca”, complementa.
A obra é pioneira ao tratar do assunto no Brasil e no mundo. Jean afirma estar satisfeito com o resultado do trabalho, e a parceria com Ricardo Horie enriqueceu ainda mais sua experiência. “Espero que o livro se torne uma referência e ajude as pessoas a conhecer melhor esse mercado”, declara Jean.

Atualmente Jean Pluvinage é diagramador e jornalista da revista Desktop, especializada em artes gráficas. Escreveu as reportagens “A arte narrativa na vida digital” e “Próxima partida: Homem x máquina”, ambas para a revista Continuum do Itaú Cultural.
Horie, o coautor, é sócio-diretor da Bytes & Types e já publicou mais de 50 livros técnicos na área de editoração eletrônica.  

O livro está disponível na loja virtual da Bytes & Types. A editora também disponibiliza no site arquivo em PDF com amostras de algumas páginas – http://www.bytestypes.com.br/

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