segunda-feira, 9 de julho de 2018

O denominador do sucesso

Você precisa acreditar antes de conseguir ver

A frase acima é uma das anotadas por Greg Reid em seu caderno, enquanto conversava com Don Green, diretor executivo da Napoleon Hill Foundation. O livro é baseado na filosofia de Hill, autor de Quem pensa enriquece, e traz como premissa a persistência. Inclusive, outra frase, na contracapa de Só é pobre quem quer, publicado pela editora Fundamento, traduz este pensamento: 

"Muitas pessoas alcançaram seu maior sucesso apenas um passo depois do seu maior fracasso"

Napoleon Hill era americano, e viveu no início do século passado. A propósito, na época, ele era repórter e entrevistou o homem mais rico dos Estados Unidos, Andrew Carnegie. Este entregou a Hill uma carta de recomendação, que lhe dava acesso às 500 pessoas mais influentes e bem sucedidas do país; assim, o jovem repórter poderia descobrir qual o denominador de sucesso dessas personalidades.

Pois é isso que Greg faz, depois de conhecer um líder empresarial fictício, e começar uma maratona de entrevistas com empreendedores que tiveram sucesso. Com base nas ideias de Hill, e com a ajuda de Sharon Lechter, ele resolve transformar seu aprendizado em livro. 

Entre as frases anotadas por Greg, há uma bem, também atribuída a Hill, que diz respeito a um fracasso ou derrota no meio do caminho: "(...) todo infortúnio ou desafio traz consigo uma oportunidade igual ou maior que ele (...)".
Outro trecho fala sobre sermos proativos e autoempreendedores:

"No mercado de hoje, uma pessoa precisa criar o próprio emprego. Não podemos depender de outros. Você precisa criar a posição que se ajusta a você. Ser um criador de emprego e não um empregado"

Como podemos perceber, é um livro para poucos, já que o texto convida a pensar e rever conceitos. Outra frase também nos remete a isso: "Se você deseja que alguma coisa mude, então mude a maneira de olhar para ela".

Certamente, a obra não é para ser lida e depois esquecida na estante; talvez seja necessário ler de novo e "apreender" a mensagem. Caso queira "testar" a obra, o leitor de Só é pobre quem quer deverá saber que a leitura terá de ser acompanhada por exercícios mentais e mudança de comportamentos, de postura. 

Ao contrário do que se possa pensar, a obra não traz fórmula mágica, nem indica como ganhar na loteria. Mas, fala de (muito) trabalho e persistência. É um texto que nos convida a reprogramar a mente e colocar a mão na massa.

Napoleon Hill possui ainda outros títulos publicados pela mesma editora: Só tem sucesso quem quer e Quem vende enriquece.

Só é pobre quem quer
211 páginas
Preço médio R$ 40





Nenhum comentário:

Postar um comentário