domingo, 26 de junho de 2011

Jornalismo na Internet



O jornalismo online não pode simplesmente ser definido como o trabalho de produzir ou colocar reportagens na rede, pois abrange todos os noticiários, sites e produtos jornalísticos que nasceram diretamente na internet. Dessa forma, os veículos digitais são obrigados a ter todos os departamentos de uma redação: fotografia, editoriais, produção gráfica etc.

Numa época em que novas tecnologias agilizam a troca de informações ao redor do mundo, é fundamental que o profissional de jornalismo tome conhecimento dos recursos e alternativas que a internet lhe oferece como instrumento para o exercício de sua atividade.

O público online tende a ser mais ativo e costuma buscar mais informações em vez de aceitar de forma passiva o que lhe é apresentado. O redator necessita antecipar a razão pela qual o usuário visita aquele site e certificar-se de que o conteúdo está dentro do contexto e se vai satisfazer as necessidades de informação do leitor.

J. B. Pinho faz uma análise meticulosa sobre as principais características da rede, no intuito de compreender corretamente sua natureza como ferramenta de comunicação. Entre os diversos tópicos, o autor mostra como utilizar os principais serviços - correio eletrônico, por exemplo; discute formas de conteúdo do jornalismo virtual e o processo de construção de um site. Também aborda os princípios básicos do design gráfico e faz uma análise do texto jornalístico digital e dos elementos estruturais da notícia.

O livro tem linguagem acessível e os assuntos estão divididos por capítulos, o que torna a leitura agradável e de fácil compreensão. Indicado para profissionais e estudantes de comunicação.

ISBN: 8532308414 - Ed. Summus - 2ª edição 2003 - Nº páginas: 288

Nenhum comentário:

Postar um comentário