terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Livro aborda novo viés econômico para o mundo fashion



Consultor italiano defende que o modelo de negócios no mundo fashion é mais importante que as criações

Economida da Moda é o segundo livro de Enrico Cietta, consultor italiano que busca levar a empresários, profissionais e estudantes de moda conhecimentos e discussões acerca dos inúmeros negócios que a indústria fashion é capaz de gerar, direta ou indiretamente.

O título sugere que hoje um modelo de negócio vale mais que uma boa coleção, e o Brasil foi escolhido para o lançamento mundial porque Cietta, nos últimos anos, fez uma série de consultorias para marcas nacionais e com isso conviveu de perto com questões de nosso país. Para o autor, aqui é um lugar muito interessante para experimentações, devido a fatores como: população jovem, facilidade com o celular e acessibilidade a internet.

Algumas particularidades brasileiras também chamaram atenção do consultor italiano, como o caso das sacoleiras - fenômeno ainda mais forte em regiões como o Nordeste, em que há empresas que faturam até 90% com essas profissionais autônomas - situação sem paralelo em qualquer outro país.

O livro foi lançado pela editora Estação das Letras e Cores, com versões em Inglês e Italiano, além do Português. A obra ainda amplia as discussões de A Revolução do fast-fashion - Estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias híbridas, publicado em 2010.

Economia criativa
Cietta esclarece que teve o intuito de facilitar a explicação dos temas debatidos em contextos acadêmicos, geralmente, com uma linguagem distante do dia-dia das empresas e do mercado. "Meu objetivo é explicar como o economista pode ajudar uma empresa de moda a crescer e que relações existem entre a teoria econômica e a gestão da empresa. Nesse livro, é apresentada pela primeira vez a teoria dos produtos criativos híbridos, cujos valores são construídos seja no aspecto físico/material como no criativo/imaterial; e de como esses produtos estão mudando a escolha dos consumidores e o jeito de competir das empresas."

Segundo ele, os estudos acadêmicos "tratam quase sempre da economia da empresa, e não do setor específico da moda". É essa mudança de viés que o autor busca nos dez capítulos em que aborda, praticamente, toda a indústria fashion e suas nuances.

Entre os temas discutidos, está o desafio das empresas se tornarem, de fato, sustentáveis. Segundo ele, hoje as marcas mais evoluídas do setor entendem que precisam agregar valor à cadeia inteira, e não apenas no produto final que chega às mãos dos consumidores. Outro ponto interessante da obra é como a economia criativa pode ser usada pelas marcas.

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