terça-feira, 17 de abril de 2018

Livro resgata a história de Indaiatuba

Werner Münchow (Tribuna de Indaiá)
Na obra, Eliana Belo Silva escreve as memórias de Antônio Reginaldo Geiss, um dos maiores ícones da cidade

Por Fábio Alexandre, jornal Tribuna de Indaiá

Antônio Reginaldo Geiss nasceu em 23 de novembro de 1929, filho de Gustavo Geiss e Maria José Tancler Geiss. Ao longo de seus 88 anos, envolveu-se diretamente no cotidiano político, cultural, social e econômico da cidade, tornando-se muito mais do que uma parte da história de Indaiatuba, mas também um de seus mais ferrenhos guardiões. Entre tantas realizações, foi um dos fundadores da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, ao lado de Antonio da Cunha Penna e Nilson Carvalho.

Após dez anos de intenso trabalho, suas memórias estão reunidas no livro História de Indaiatuba na Perspectiva Biográfica de Antonio Reginaldo Geiss, da historiadora e pedagoga, Eliana Belo Silva, lançado oficialmente em 17 de abril.
Os primeiros esboços de um livro que reunisse as memórias de Geiss surgiram há mais de 20 anos, na ocasião da criação da Fundação Pró-Memória, em 1º de fevereiro de 1994. "Foi após o lançamento do livro O Crime do Poço: Uma Tragédia Indaiatuba, lançado em 2007, que decidi que a Eliana seria a escritora da minha biografia", conta Geiss. "Começamos a conversar sobre o que faríamos em 2008, quando também início às gravações".

Geiss recorda um pedido especial feito à Eliana. “Quando ela me contou o que queria para o livro, deixe bem claro: não quero uma biografia”, enfatiza. “Biografias são mentirosas, de maneira geral, e não sei mentir. Por isso, o livro traz apenas verdades. Sou assim”. A autora lembra um momento emblemático do processo de construção da obra. “Foi quando me contou a sua memória mais antiga, que envolvia a Revolução de 32. Sua mãe contratou um alfaiate para fazer uma fantasia de soldadinho para ele, com um bonezinho, que se chamava bibi. Para ele e Odilon Ferreira”, ressalta Eliana.

Publicação
O livro tem 456 páginas, divididas em 27 capítulos, e traz também fotos do acervo pessoal de Geiss, da Fundação Pró-Memória e da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Impresso pela Gráfica e Editora Vitória, será vendido ao custo de R$ 50. A obra conta com apoio da Diclace, Visão Imóveis, Mil Máquinas, Rádio Jornal e NTI Equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário