terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Livre-se das dívidas

O endividamento inconsciente possui poder altamente destrutivo 

Logo de cara, Domingos faz um traçado o paralelo entre os prós e contras do endividamento. Se, por um lado o financiamento possibilita a realização de muitos sonhos materiais (como o da casa própria), o autor afirma que, por outro, o brasileiro adquiriu a cultura do endividamento; ou seja, boa parte da população (se não a maioria) aprendeu a viver com dívidas e sente um ‘vazio’ se não tiver um carnê ou prestação para pagar...

De um modo prático, o livro aborda situações como as dívidas de valor (casa própria, carro, computador etc.) e as sem valor, que compreendem os altos valores do cheque especial e parcelamentos do cartão de crédito, entre outros.
Além de apontar os tipos mais comuns de dívidas, o autor comenta ainda as características das pessoas que compram por impulso; as diferenças entre o essencial e o supérfluo; o perfil psicológico e os problemas de autoestima do comprador compulsivo; e, principalmente, o que fazer quando as dívidas cresceram tanto que são maiores do que as receitas.

“Mais do que mostrar o caminho da educação financeira, é preciso confiar, é preciso acreditar, é preciso resgatar a humildade de reconhecer os próprios erros e saber que sempre é possível começar de novo”, declara Domingos na sessão Agradecimentos. Assim, ele busca mostrar que é possível, sim, viver melhor financeiramente, mesmo com dívidas. Qualquer pessoa pode encontrar o equilíbrio nas finanças, desde que respeite os parâmetros básicos e treine a visão para enxergar seu próprio comportamento frente às dívidas de forma clara e objetiva. “Porque uma coisa é ter dívidas; outra coisa é não ter como pagar as dívidas que se tem, o que chamamos de inadimplência”, observa o autor.

Na terceira e última parte, Domingos orienta o combate às causas do endividamento permanente; fala sobre portabilidade de crédito; ensina a calcular os juros e lista os dez mandamentos para não se endividar.

O objetivo do livro é mostrar o poder destrutivo que o endividamento inconsciente pode ter na vida das pessoas e apontar os cuidados antes e depois de se endividar. Para o especialista, só a visão ampla do problema do endividamento, aliada à disposição de ataca-lo na base, pode trazer resultados efetivos e permanentes, nos possibilitando melhores escolhas e uma vida financeira feliz.
________________________________

Ficha técnica:
Livre-se das dívidas
Reinaldo Domingos
Número de páginas: 117

Nenhum comentário:

Postar um comentário