terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Conversando com os cães

Errar é humano, perdoar é canino

Simples e despretensioso, o pequeno livro de Kate Solisti-Mattelon é dedicado a sua cadelinha Mollie que, segundo ela, foi como um farol em sua vida. A autora, que é profissional em comunicação com os animais, pretende mostrar em sua obra que é possível ouvir e aprender a linguagem deles.
Conforme descrito por Kate, os cães, em especial, possuem um amor cheio de entusiasmo e clareza, além da incrível capacidade de perdoar – ela cita, inclusive, a frase: “Errar é humano, perdoar é canino” (autoria desconhecida), na página 89.


Na tarefa de suprir a carência na comunicação entre humanos e animais, Kate resolveu reunir as principais mensagens transmitidas pelos cachorros às pessoas de seu convívio. Ainda de acordo com a autora, não se trata de manual que nos ensina a cuidar dos nossos cachorros, mas sim, um instrumento para facilitar nossa compreensão em relação a eles. 

Cada capítulo é permeado de imagens acompanhadas de imagens, subtítulos e citações de frases, como por exemplo, no cap. 8, pág. 101: “Tudo o que eu preciso saber sobre os cães é que eu os amo, e os cães parecem me dizer: ‘Tudo bem, você pode me amar’. Isso é tudo e nada mais” (Joe Garagiola).

Conversando com os cães é de fácil leitura; os capítulos são curtos e os textos parecem ter sido escritos por ‘cachorros’ mesmo. Ao virarmos as páginas, nos deparamos com perguntas que a autora supõe que gostaríamos de fazer aos cachorros, seguidas, obviamente, das respostas ‘deles’!

Ao todo, o livro contém dez capítulos, entre os quais, Kate expõe sua teoria de que o melhor amigo do Homem pode oferecer as respostas que tanto buscamos, por meio da simplicidade de sua ‘sabedoria canina’. Isso pode ser traduzido na colocação de Kate, antes mesmo do sumário: “É de surpreender que a palavra God (Deus, em inglês) seja dog (cão, em inglês), de trás para frente?”.
________________________________

Ficha técnica:
Conversando com os cães
Kate Solisti-Mattelon
Editora Cultrix
Número de páginas: 147

Nenhum comentário:

Postar um comentário