terça-feira, 8 de julho de 2014

Amar pode dar certo


Nascemos com vocação natural para amarmos e sermos amados, e renunciar a isso é como abandonar parte essencial de nossa vida

Em uma época de relacionamentos virtuais e descartáveis, o título deste livro pode até soar como música aos ouvidos de muita gente. Em "Amar pode dar certo" os autores tiveram a modesta pretensão de mostrar como a visão distorcida de nossa cultura sobre o amor acaba dificultando o exercício desse sentimento.

Aliás, o amor é muito mais do que um sentimento. Nós fomos “projetados” para amar, afinal, Deus, nosso Criador, é o Amor na essência (eu creio nisso). Dessa forma, a proposta do livro é abordar os vários aspectos do amor, porém, com maior foco no relacionamento a dois. De forma simples, o texto procura inverter a crença da maioria das pessoas de que amar é doloroso, complicado e causa frustrações – características, por sinal, bastante reforçadas por décadas nas músicas “dor de cotovelo”, no cinema e nas novelas.

“Amar pode dar certo” é democrático: indicado para quem está na solidão (sem um amor, ou, o que é pior, na solidão a dois), para casados, namorados, ficantes... Em suas páginas existe o questionamento sobre nossa forma de amar, o que nos leva às decepções e frustrações. A obra nos faz ver a necessidade de sermos criativos, inovadores e corajosos também nos relacionamentos, nos tornando capazes de reinventar o amor e criar novas formas de estarmos com alguém.

A principal lição que o livro nos traz é de que o amor exige trabalho, dedicação, mas não sacrifício (aí já não é amor). Ninguém é perfeito e nas relações nada está pronto – é necessário construir a cada dia. Entretanto, novos conceitos de união e relacionamento foram desenvolvidos para que as pessoas sejam felizes a seu modo. O amor pede, antes de tudo, vínculos de amizade, pois a relação sem este ingrediente perde o sentido e se dissolve.

Roberto e Eliana afirmam, com leveza e simplicidade, que temos vocação natural para amarmos e sermos amados, e que desistir do amor é abandonar a parte essencial da própria vida. Por isso, acredite que 'amar já deu certo'!   

Escrito em 1988, “Amar pode dar certo” foi relançado em 2012, com nova análise sobre as mudanças ocorridas nos relacionamentos. Entre as principais transformações, os autores citam o aumento significativo de mulheres independentes profissional e economicamente, o que, inevitavelmente revolucionou o cenário das relações.
______________________________________________
Ficha técnica:
Amar pode dar certo
Gente, 2012
Número de páginas: 200  
Preço médio: R$ 25,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário