terça-feira, 15 de julho de 2014

O pequeno príncipe


Repleto de simbolismos, o livro revela questões que levam leitores de todas as idades a uma reflexão atemporal sobre a vida

Há pessoas tentando salvar o mundo, mas se esquecem de seu interior, daquilo que lhe é caro, e de quem está tão próximo em seu dia-a-dia. É sobre isso que trata o livro O pequeno príncipe. Em suas páginas, Exupéry nos oferece uma obra repleta de gravuras, em aquarelas do próprio autor, com linguagem facilmente assimilada – por isso equivocadamente considerada infantil. O curso da narrativa, porém, revela a força da mensagem em seu conteúdo, e o leitor adulto se vê surpreendido com questões como amor, ganância, soberba, vaidade, poder e amizade, que o levam a uma reflexão atemporal sobre a vida.

A história fala de um menino que vivia sozinho em um asteroide muito pequeno, onde existiam três vulcões e uma flor orgulhosa de grande beleza, a qual ele amava acima de tudo. Um dia, ele inicia uma jornada por vários planetas, até chegar à Terra, e encontrar um piloto no deserto do Saara. Alguns dos personagens que o príncipe conhece são: o vaidoso, capaz de ouvir apenas elogios; o homem de negócios que possuía as estrelas, contando-as em uma ambição inútil e desenfreada, a serpente enigmática.

"O pequeno príncipe" possui texto repleto de simbolismoEscrito na década de 1940, o livro já foi traduzido para 80 idiomas. Considerada por muitos como uma obra infantil, a pequena história de Saint-Exupéry propõe a ideia de que não é necessário que sejamos crianças para ler seu livro, mas sim, que precisamos apenas deixarmos de ser adultos o tempo todo, e tentarmos enxergar o mundo com menos preocupação e mais pureza. Uma história simples, aparentemente ingênua, que se mostra comovente e com um profundo conteúdo filosófico. O livro sugere que, para fazer a diferença, basta apenas que sejamos nós mesmos, com nossos sonhos, medos, desejos e belezas.


Uma das frases mais conhecidas do livro diz: ‘Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas’, e ensina que devemos cuidar de tudo o que plantamos pela vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário