quinta-feira, 10 de julho de 2014

A sabedoria dos cães


Os cães possuem alma dotada de grande capacidade espiritual, com valores que os humanos deveriam alimentar continuamente

A sabedoria dos cães” é o resultado da união das experiências de vida de pai e filho – Deepak e Gotham Chopra – após três gerações da família. O pano de fundo é a presença dos animais de estimação no lar, e que se tornam, inclusive, motivo de conversas e filosofias. Eventos familiares cotidianos, incluindo nascimento e morte, são tratados pelos autores levando em conta a presença dos cachorros e sua influência na vida de cada membro da família.

Nos anos 1980, Nicholas, um filhote de samoieda (originária da Rússia), chega à casa da família Chopra e transforma definitivamente a vida de todos. Algumas décadas mais tarde, eles acolhem a vira-latas Cleo, que se torna protagonista de uma aventura mais que especial: a cachorrinha corre pelos corredores de Neverland, querendo ansiosamente brincar com ninguém mais, ninguém menos que Michael Jackson! – a visita da ilustre personagem ao rei do pop está devidamente registrada por Deepak e Gotham no capítulo cinco.    

A convivência com os cães ensinou aos Chopra muito sobre curiosidade, sabedoria, clareza mental, lealdade e respeito de forma profunda e autêntica. Há também um paralelo dessas lições com tudo o que Deepak transmitiu em seus livros e conferências.

Em uma passagem bastante interessante, Deepak fala sobre a proximidade entre os cães e as crianças. Ele afirma:
“Estudos mostram que crianças que crescem com cachorros na casa têm menos probabilidade de desenvolver certas alergias e até mesmo asma. O fato de os animais trazerem um pouco de sujeira para dentro de casa é bom (...). Isso estimula e fortalece o sistema imunológico da criança”.
Podemos ver aqui uma reflexão sobre a alma do melhor amigo do homem, dotada de incríveis capacidades espirituais, e que possuem valores que nós, humanos, deveríamos alimentar continuamente.

Finalizo citando um trecho do livro, no primeiro capítulo, que sintetiza muito bem todo o conteúdo de “A sabedoria dos cães”:
“(...) quanto mais aprendo sobre os animais em geral, mais entendo que a maioria é formada por seres emocionais. Eles formam hierarquias sociais. Criam laços estreitos com sua prole. Cantam e brincam. E alguns têm níveis de consciência, até quase a consciência, de forma que têm senso de humor. Os animais e os humanos também criam ligações especiais por meio da ressonância límbica, consolidando seu bem-estar fisiológico e emocional. Os mamíferos têm um cérebro límbico e desenvolvem relações emocionais e espirituais conosco. Eu provavelmente deveria passar mais tempo com os animais.”
________________________________

Ficha técnica:
A sabedoria dos cães
Leya/Lua de Papel, 2011
Número de páginas: 247
Preço médio: R$ 30,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário