domingo, 24 de julho de 2011

Os Césares


A soberba potência da Roma Antiga

“Sempre me interessou saber que Júlio César tinha olhos negros e vivos, e que, sofrendo de calvície, puxava seus cabelos para a frente do crânio e trazia sempre em redor da cabeça os louros ou a coroa de ouro”. A frase é de Ivar Lissner, e com ela o autor abre as portas do passado, numa obra minuciosa sobre a vida dos césares romanos. Ainda no texto de introdução Lissner já chamava a atenção para a verdadeira aparência física de Cleópatra quando escreveu: “... não era o que se costuma chamar uma beldade...”. Isso muito antes de ser encontrada no norte da Inglaterra, em 2007, uma moeda do ano de 32 a.C. com a figura da rainha, revelando uma mulher de testa estreita, queixo pontudo, nariz adunco* - padrões fora de compasso com nosso conceito atual de beleza.
O livro, com texto fluente e recheado de imagens, nos transporta em uma viagem através de 400 anos de história romana, dos tiranos invejosos Mário e Sila ao primeiro imperador cristão, Constantino, o Grande. Desfilam aqui dramas, conquistas, virtudes, grandezas e depravações, conspirações e tramas ardilosas. Os pensadores e gênios não foram esquecidos. Entre eles, Cícero, Sêneca e Petrônio, o ‘árbitro da elegância’ são retratados com o mesmo respeito e valor histórico de seus contemporâneos imperadores. Ivar Lissner consultou à exaustão historiadores da Antiguidade e reconstituiu cada personagem, com o intuito de que aparecessem muito ‘vivos’ aos seus leitores. Boa pedida para quem gosta de História e quer ir além do conteúdo escolar.
A edição de ‘Os césares (apogeu e loucura)’ é o volume 29 da coleção ‘Descoberta do mundo’, publicada pela editora Itatiaia. Título original em alemão: Die casaren (macht und wahn), 500 páginas.
*Fonte: O Globo online, 14/02/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário