quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Poeta e cronista português estreia no Brasil

Gabinete de Curiosidades marca a entrada de Luís Filipe Sarmento no mercado editorial brasileiro

Poemas, ensaios e manifestos que retratam a relação do homem com o mistério da existência. Essa é a natureza do conteúdo presente no livro Gabinete de Curiosidades do autor português Luís Filipe Sarmento, um dos nomes mais importantes da poesia, da prosa e da crônica portuguesa na contemporaneidade. A obra chegou ao país no último dia 6, e já está disponível nas principais livrarias das capitais e regiões metropolitanas do Brasil.
Publicada editora paulistana Landmark e está dividida em três partes. A primeira, intitulada Generalidades possui 24 poemas. A segunda, nomeada Hipermodernidades, conta com 24 textos formatados em pequenos ensaios, manifestos e panfletos. Já a terceira e última recebe o título de Raridades, que consiste em uma ficção com 24 micro capítulos. Trata-se de uma obra híbrida onde se reconhecem vários gêneros literários.
De acordo com o autor Sarmento, Gabinete de Curiosidades é fruto de uma ideia original. A obra é resultado de uma sucessão de pesquisas realizadas em seu país de origem. Aparentemente provocador, belicoso, agressivo, o livro acaba numa história de amor sem história como recusa de uma sociedade castradora e violadora da condição humana. Trata-se de um gabinete onde se recolhem fenômenos extravagantes que constituem o cotidiano da nossa existência.
É ainda a relação do homem com o mistério da existência, da ficção divina como um imperativo de verdade e a partir da qual o lugar que é dado à corrupção dos espíritos, à maldade, à vingança, ao ódio. O exercício da linguagem para além do próprio argumento; a observação minuciosa dos detalhes e dos humores que despertam.

Novidade
“Depois de fazer algumas pesquisas em Portugal percebi que nunca se tinha produzido um livro neste formato. Há várias abordagens sobre o mesmo tema. Poesia, Ensaio e Ficção. Foi um desafio interessante e estimulante,” pontua Luís Filipe, que já publicou mais de 22 obras e traduziu mais de 100 livros.
Sobre a estreia no país, o escritor promete repetir o sucesso que obteve no cenário editorial português. Sua meta principal é conquistar as mentes e corações dos leitores brasileiros. “Acredito fielmente na competência da editora Landmark para que Gabinete de Curiosidades chegue o mais longe possível, que seja bem aceito pela crítica, mas, sobretudo, pelos leitores exigentes do Brasil”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário