terça-feira, 24 de outubro de 2017

Alunos da rede de ensino de Indaiatuba produzem mais de 23 mil livros

Fotos: Eliandro Figueira (RIC/PMI)
Projeto faz parte de ação maior que busca 
promover a qualidade do ensino da rede

A Secretaria de Educação de Indaiatuba realizou, no primeiro sábado de outubro, a 11ª edição da Feira Literária. Fruto do projeto Ler Faz Bem, o evento deste ano teve um diferencial, já que ocorreu nas próprias unidades escolares, pois o objetivo era o de expor os trabalhos realizados em sala de aula. A mudança de formato foi um pedido dos gestores escolares para ampliar a participação dos familiares e da comunidade na qual as instituições estão inseridas.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Eliane Faccio Valesin, a participação dos pais e responsáveis nesta edição da feira foi maior que nos anos anteriores. Segundo ela, o acesso foi facilitado, proporcionando a todos a oportunidade de conhecer o o livro produzido pelas crianças, em um espaço mais acolhedor e conhecido da comunidade.
“O Projeto Ler Faz Bem trabalha durante o ano todo o aprimoramento das linguagens oral e escrita, incentivando o gosto pela leitura. A participação das famílias no evento final do projeto, prestigiando o trabalho apresentado pelos alunos, foi muito importante. Durante dez anos apresentamos de forma centralizada as produções textuais dos alunos da rede municipal de ensino, e tivemos grande visitação. Porém, almejando maior interação com os pais, entendemos que a realização do evento na escola possibilita maior acesso à comunidade”, avaliou a secretária. 

As produções foram organizadas e demonstradas totalizando mais de 23 mil livros produzidos pelos próprios alunos, sob a orientação dos professores. Os mesmos ficaram à disposição dos visitantes.
A Feira Literária é parte de uma ação maior, que busca promover a qualidade do ensino da rede, e abrange desde a ampliação das bibliotecas das escolas com bons livros, formação para os professores no que diz respeito ao trabalho com leitura e escrita, contações de histórias que acontecem ao longo de todo o ano, até os livros artesanais construídos pelos alunos. "O principal objetivo da Educação de Indaiatuba é criar nas escolas grandes comunidades leitoras", conclui Maria Eliane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário