domingo, 29 de outubro de 2017

Livro expõe desigualdade histórica no Brasil

A sobrevivência em um  ambiente repleto de contrastes 
é retratada a partir das últimas seis décadas da política brasileira

Às margens do Ipiranga, como o próprio nome sugere, se passa em São Paulo, conhecida como a terra das oportunidades e a cidade que mais cresce no mundo. De forma cronológica (e nada abstrata), Celso Tracco traz histórias de famílias muito carentes economicamente, que buscam sobreviver em uma sociedade desigual e cheia de obstáculos não apenas sociais, mas, sobretudo, ético e morais.
O autor pretende fazer emergir, de modo visceral, o descompasso político econômico e seus impactos na sociedade. Com foco nas histórias típicas de famílias pobres brasileiras, Tracco aborda temas como violência urbana, preconceito e fé. 
A esperança de sobrevivência em um ambiente tão repleto de contrastes é retratada a partir das últimas seis décadas da política nacional, desde a posse de Getúlio Vargas, a vinda do regime militar, o impeachment de Collor e a chegada da esquerda ao poder. 
Com viés crítico, Tracco procura mostrar as mazelas vividas pela população e a ausência das condições mínimas para o desenvolvimento humano sob a tutela do governo. O autor também questiona como manter a esperança e perspectivas de oportunidades igualitárias e condições dignas de vida em um cenário caótico, altamente corrupto, onde lideranças políticas se debatem tão somente na sede do poder, sem se importar com o destino ou o bem da nação brasileira.
Dessa forma, o autor pretende escancarar a realidade, aproximando o leitor das consequências do processo. Por outro lado, o livro também apresenta exemplos de bondade, solidariedade e esperança, avançando entre os dois legados distintos para uma só realidade.
Editado pela Palavra & Prece Editora, Às margens do Ipiranga pode ser encontrado nas livrarias Cultura, Saraiva, Loyola e Amazon.
221 páginas
Preço: R$ 24,90

O autor
O paulistano Celso Tracco é economista, administrador de empresas e mestre em teologia sistemática, além de atuar como master coach, pela Sociedade Latino Americana de Coaching. Colaborou por mais de 30 anos em várias empresas no Brasil e no exterior, em cargos de gerência e diretoria. 
Ele também é autor das obras: Vencendo nos relacionamentos e O jogo não acabou. Já escreveu capítulos de livros e artigos sobre comportamento e relacionamento humanos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário